Ícone do site Diário da Paraíba

Orquestra Sinfônica Jovem apresenta concerto online nesta quinta-feira pela Funesc

A programação online “Funesc na Rede” exibe nesta quinta-feira (24) o concerto que a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresentou em 12 de novembro de 2015 com músicas de Tchaikovsky e Mahle. A exibição do concerto, que tem regência do maestro Luiz Carlos Durier, será às 20h, pelo canal da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) no Youtube (www.youtube.com/funescpbgov).

Quem abre a apresentação é a valsa “Eugene Onegin”, do  compositor russo do período romântico, Piotr Ilitch Tchaikovski, autor de obras que estão entre as mais populares do repertório clássico. Em seguida, será a vez da “Sinfonia Nordestina”, composição do regente e professor alemão Ernst Mahle.

 “No repertório, escolhemos músicas alegres e divertidas, exatamente para que as pessoas possam sair com os corações e as almas leves através da música”, disse o maestro Durier. “A primeira música é a valsa Eugene Onegin, de Tchaikovsky, que tinha a propriedade de escrever valsas muito simples e caprichar na harmonia para que elas possam de fato causar em todos nós muita emoção”, completou.

Sobre a música que encerra o concerto, Durier explicou que Mahle veio buscar em Pernambuco, nas raízes da cultura popular do boi, que é dançado naquele Estado, elementos para compor a Sinfonia Nordestina. “Essa sinfonia traz temas  maravilhosos, para que a gente possa desfrutar da música brasileira”.

Online – Os concertos das orquestras profissional e Jovem da Paraíba foram temporariamente suspensos durante a pandemia da Covid-19. Para suprir parcialmente essa ausência, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) passou a disponibilizar, em seu canal no YouTube (www.youtube.com.br/funescpbgov) compilações de melhores momentos de apresentações realizadas nas temporadas de anos anteriores. A ação integra a programação online intitulada “Funesc na Rede”.

O Maestro

Luiz Carlos Durier – Paraibano de João Pessoa, Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 22 anos. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente a OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve a frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo e Dominguinhos.

Por cinco anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa junto a artistas brasileiros. No dia 5 de agosto de 2015, as orquestras paraibanas apresentaram concerto na inauguração do Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação da cantora carioca Zélia Duncan.

No ano seguinte, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho; em 2017, as atrações foram as cantoras paraibanas Cátia de França e Nathalia Bellar; em 2018, o também paraibano Chico César foi o destaque, e no ano passado, o concerto em homenagem à cidade de João Pessoa foi realizado na Praça do Povo do Espaço Cultural, seguido pelo show da banda Paralamas do Sucesso.

          Serviço

Diário da Paraíba com Funesc

Sair da versão mobile