Outubro Rosa: ALPB promove ação de conscientização para a realização de mamografias
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (25), um encontro para conscientizar sobre a importância da realização da mamografia, durante esse mês da campanha do Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em parceria com a Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), as servidoras da Casa poderão realizar os exames de forma gratuita.
A presidente da APPL, Manuelly Gomes, explicou que os exames de mamografia serão realizados pela Assembleia Legislativa em parceria com a APPL e o SESC. “É um ato realmente humano. A gente está fazendo esse grande evento de conscientização e nesse ato também, em parceria com o SESC, conseguimos que os servidores fizessem a mamografia. E quem ainda não realizou, vai poder realizar gratuitamente”, afirmou a presidente.
O evento reuniu os diversos setores da Casa Epitácio Pessoa e contou com atividades educativas ministradas por profissionais, médicos e psicólogos. “Falamos sobre a necessidade da prevenção, pois sabemos que há uma chance muito grande de cura para quem busca prevenir. Abordamos a questão do auto conhecimento e também os exames de mamografia que têm a capacidade de diagnóstico muito alto”, ressaltou a diretora do Departamento de Assistência Médica, Dayse Espínola Queiroga.
Durante a ação, servidores do Departamento de Saúde da Casa e da Divisão de Psicologia distribuíram materiais informativos para chamar a atenção das mulheres para os exames preventivos. “Trouxemos alguns dados sobre a importância do acompanhamento da psicologia no tratamento de câncer de mama, tendo em vista que são muitos os fatores psicológicos e emocionais que são abalados por conta do diagnóstico e a necessidade de acompanhamento no tratamento e também na estruturação familiar da paciente’, disse a psicóloga Maria Helena Nunes.
O câncer de mama é a neoplasia que mais mata mulheres no país. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura podem chegar a 90%. Por isso, os especialistas alertam que o diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de obter um tratamento eficaz.
Agência ALPB