Outubro Rosa e Novembro Azul: hora de conscientizar a população para os cânceres que mais matam no país

Oncologista fala sobre os paradigmas que ainda existem entre os pacientes oncológicos

Em outubro, as pessoas usam rosa em novembro azul, para lembrar a população da patologia que mais mata mulheres e homens no país: câncer de mama e de próstata. Mas, afinal, o que realmente essas ações coletivas podem contribuir para salvar vidas? Para sanar todas essas dúvidas, o médico oncologista Thiago Lins de Almeida pontua as principais maneiras de prevenir e combater os tipos de câncer mais frequentes entre homens e mulheres.

Para o médico, pós-doutor em oncologia, além das orientações já popularizadas (como o autoexame) existem inúmeras opções simples e de alcance a todos que podem ajudar na luta contra o câncer. Entre elas, está a boa alimentação que é essencial em cada etapa do tratamento oncológico: cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

O principal objetivo do Outubro é incentivar as mulher, e até os homens, a importância do diagnóstico precoce, que muito além do autoexame. Por isso, o especialista em câncer deve ser procurado o quanto antes, sobretudo em casos de hereditariedade da doença. “Precisamos quebrar o tabu que as pessoas ainda têm de só procurar o oncologista quando já estão diagnosticadas com algum tipo de tumor”, ressalta Dr. Thiago Lins.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a incidência anual do câncer de mama em mulheres é de 66,2 mil casos. O que representa 29,7% dos casos de câncer em pessoas do sexo feminino. “Portanto, quanto mais precoce for o diagnóstico e início de tratamento, maior será a chance de cura e qualidade de vida ao paciente”, pontua o oncologista.

No Novembro Azul, campanha de prevenção ao câncer de próstata, a intenção também é quebrar paradigmas sobre a doença que mais ocorre em pessoas do sexo masculino. Segundo o Inca, a cada ano cerca de 30% dos brasileiros são diagnosticados com essa neoplasia, ou seja, mais de 65,8 mil homens.

São os médicos especializados em oncologia que estão capacitados para encontrar o melhor tratamento para cada tipo de câncer: radioterapia, quimioterapia, braquiterapia, eletroterapia, fisioterapia, exercícios físicos e psicoterapias. É tarefa do oncologista orientar seus pacientes para que todos possam levar uma vida mais tranquila e com dignidade. Afinal, com as orientações corretas – feitas através das avaliações de biópsia e demais exames – as pessoas oncológicas podem sim viver com qualidade enquanto buscam suas curas.

Sendo assim, diante de tantas novas tecnologias, é tempo de aproveitar as facilidades de acesso às informações para se conhecer um pouco mais sobre os cânceres de mama e próstata. Enquanto não se tem a cura definitiva da doença mais letal do país, proporcionar o alívio da realidade, seja através do encaminhamento à psicologia ou terapias holísticas, também é papel do oncologista.

“Falar de câncer ainda é um estigma para milhares de pessoas e nossa missão também é desmistificar os sentimentos ruins que surgem ao ouvir a palavra câncer. A palavra medo, por exemplo, é a que mais escuto no consultório quando informo o diagnóstico aos pacientes. Então, preciso ajuda-los a lidar com o prognóstico, para que os bons resultados sejam alcançados”, explica Dr. Thiago Lins.

Não se pode esquecer ainda que nos últimos dois anos o país passou por uma pandemia que consequentemente atrasou inúmeros tratamentos e até mesmo os diagnósticos de câncer em milhares de brasileiros. O Outubro Rosa e Novembro Azul chegam para incentivar a população a se cuidar e ficar atenta aos avisos que o corpo humano dá. Cabe ao oncologista estabelecer um bom relacionamento com o paciente oncológico, principalmente porque os tratamentos do câncer costumam ocorrer a longo prazo.

COMO SURGIU O OUTUBRO ROSA NO BRASIL:

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa “num período efêmero” como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa, movimento que surgiu nos Estados Unidos da América, em 1990.

Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos-SP, em preparação para o Outubro Rosa, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio.

COMO SURGIU O NOVEMBRO AZUL NO BRASIL:

O Novembro Azul chegou ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia. A primeira campanha teve como lema “Um Toque, Um Drible”, de modo a criar consciência sobre o câncer de próstata, derrubar o preconceito e incentivar os homens se consultar e a fazer o exame se necessário

Hoje, o Novembro Azul no Brasil é marcado por diversas ações de divulgação sobre o câncer de próstata, como palestras sobre medidas de prevenção e campanhas para a realização do exame físico (toque) e do PSA (exame de sangue que detecta alterações do antígeno prostático específico, que podem ser indicativas dessa neoplasia

Novembro Azul surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália, a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Os dois estavam se divertindo em um pub e cogitaram se ficariam bem de bigode, que estava fora de moda na época.

Então, inspirados pela campanha da mãe de um colega, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, Travis e Luke tiveram a ideia de associar o bigode com a conscientização sobre a saúde masculina. Eles escolheram o mês de novembro para deixar o bigode crescer, pois, no dia 17, já se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Naquele ano, cerca de 30 amigos aceitaram participar da campanha e, como muita gente se interessava pelos bigodões, a história foi se espalhando cada vez mais.

Fonte: INCA.