Pacientes de hospitais públicos de JP terão direito à visita de seus animais de estimação

Os pacientes internados nos hospitais públicos do município de João Pessoa terão o direito a uma modalidade especial de visita: a de seus animais de estimação. O primeiro passo para que isso venha a se concretizar foi dado nesta segunda-feira (30) na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Reunidos em sessão, os vereadores que integram a Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Públicas (CFO) do Poder Legislativo pessoense aprovaram o Projeto de Lei 1.093/2019, de autoria do vereador José Luiz (PRB), que libera a entrada de animais de estimação em hospitais públicos para visitas a pacientes internados.

Depois do parecer favorável, o projeto, ainda em tramitação, será encaminhado para o plenário da Câmara, onde será discutido e aprovado em sessão ordinária. Após isso, o projeto deverá seguir para o prefeito Luciano Cartaxo (PV), que vetará ou sancionará a futura lei.

“Um paciente internado no hospital muitas vezes tem em seu animal de estimação um refúgio de carinho e alegria”, ressalta o vereador José Luiz, justificando a sua iniciativa: “Os benefícios da relação entre homens e animais para a saúde não é novidade para ciência. Já há muitos tratamentos que utilizam animais na recuperação de pacientes. E a presença de pets nos hospitais beneficia não só o paciente, mas toda a equipe de profissionais do local”.

De acordo com o projeto, para que a futura lei seja cumprida, algumas regras deverão ser seguidas. Para a visita ao hospital, o animal deverá estar vacinado e higienizado e deverá ser apresentado um laudo do veterinário apontando a boa condição de saúde do animal.

Outros requisitos a serem seguidos são: ter uma autorização da Comissão de Infectologia da unidade hospitalar; o animal deverá estar em recipiente ou caixa adequada; cães e gatos deverão estar em guias presas às coleiras; tem que ter a solicitação e autorização do médico responsável pelo paciente; e solicitar um agendamento previamente na administração hospitalar.

Para os hospitais caberá a criação de normas e procedimentos para que as visitas venham a ocorrer; e, principalmente, determinar o tempo e os locais do hospital para a permanência dos animais em visitação.

“Esse projeto é uma medida importante e que fará bem tanto para os tutores (donos) dos animais de estimação quanto aos próprios animais, que também têm sentimentos. Eles sentem saudade na ausência de quem os cuida com amor e carinho. E a troca desse amor vai contribuir em muito para a recuperação e a cura de quem está hospitalizado. Podem ter certeza disso”, comemora a ativista da causa animal Fabíola Rezende, presidente da Ong Ajuda Anjos de Rua, de João Pessoa.

Diário da Paraíba