Paraíba: celeiro de novos talentos para o futebol brasileiro e do exterior

A Paraíba está se transformando num polo exportador de novos talentos para o futebol brasileiro e do exterior. Esta semana, mais dois atletas formados em João Pessoa começam a ocupar espaços no futebol do Rio Grande do Sul. O meia-direita Leilson Ferreira, de 14 anos, e o atacante Víctor Falcão, de 16 anos, ambos formados no Vila Real pessoense, viajaram na madrugada deste domingo (1º) para se apresentarem ao Grêmio porto-alegrense.

“Os dois alunos estão indo para o Grêmio e passarão por um período de avaliação. E acredito que, pelo talento dos dois, esses atletas têm tudo para permanecerem no clube gaúcho e começarem a alavancar suas carreiras”, avalia o diretor técnico do clube paraibano, José Levi Meira, de 48 anos, que está acompanhando os jogadores na viagem.

O meia-direita – e às vezes volante – Leilson Ferreira nasceu em João Pessoa e atualmente reside no Bairro das Indústrias, na capital paraibana. Ele joga pelo Sub-15 do Vila Real. O atacante Víctor Falcão, que também é natural da capital, mora no município de Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa. Víctor joga pelo Sub-17 do Vila Real.

Tricolor pessoense

Desde o ano passado, o Vila Real se concretizou como forte clube formador de novos talentos do futebol paraibano. O tricolor Vila Real Clube Formador, que também quer ser conhecido como o “Estrela Verde da Paraíba”, foi fundado em junho de 2018. Suas cores oficiais são o verde, o preto e o branco.

Sediado em João Pessoa, o tricolor treina nos Bairros do José Américo e Gervásio Maia. Uma segunda sede está no município de Bananeiras, na Região do Brejo paraibano. “O Vila Real está ligado à LM Sport, que capta os meninos a partir dos dez anos de idade e os prepara para o Vila Real. Estamos na formação de times sub-15, sub-17, sub-19 e sub-20”, informa Levi Meira, que é natural de Itabaiana e há anos vivendo em João Pessoa.

O diretor técnico explica que na maioria das vezes são os pais dos garotos e adolescentes que procuram a LM Sport para inscreverem seus filhos. Na LM Sport, os novos atletas passam por uma triagem e avaliação, inclusive no aspecto socioeconômico. “Alguns deles ganham bolsa e outros pagam uma taxa”, diz Levi. Informações e inscrições podem ser contatadas pelo telefone (83) 98126-4603.

Diário da Paraíba (Jorge Rezende)