Paraíba forma turma pioneira em ocorrências de tentativas de suicídio
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba conta agora com 17 novos abordadores técnicos para atuarem em ocorrências de tentativas de suicídio, principalmente nos casos em que o método envolvido apresente riscos extremos. Eles concluíram na sexta-feira (28) o Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (Catts), participando da turma pioneira da Paraíba, que também formou policiais militares e civis.
A capacitação, que teve início no dia 23 e congregou disciplinas teóricas e práticas, contou com um corpo docente formado por militares especialistas na área operacional relativa à temática. O curso enfoca a abordagem humanizada, ressaltando sempre o respeito que o profissional de emergência deve ter com a vítima.
O curso buscou ainda atuar de modo a integrar as forças de segurança, abrangendo a capacitação para três alunos da Polícia Militar, um da Polícia Civil, e ainda um aluno do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.
Na solenidade de encerramento, a tenente Isabel Reis, oradora da turma, ressaltou a importância da realização do curso. “Hoje eu saio daqui muito segura. Através dos conhecimentos adquiridos, eu terei capacidade para realizar a abordagem e tomar as decisões necessárias para salvar vidas”, relatou a tenente.
O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Lucas Medeiros, também comentou sobre a importância da realização do Catts na Paraíba. “Recebemos primeiramente o conhecimento através da participação de nossos militares neste curso em São Paulo, e então conseguimos trazê-lo para nosso estado. Hoje, somos multiplicadores de conhecimento, mantendo um preparo contínuo para melhor servir à sociedade.”, frisou o coronel Lucas.
A realização do 1º Catts encerra as ações dos Bombeiros em alusão à Campanha Setembro Amarelo, em prol da valorização da vida. O mês foi marcado por palestras direcionadas tanto aos militares da Corporação quanto às instituições parceiras, além de atividades realizadas nas unidades operacionais e administrativas do Corpo de Bombeiros.
Diário da Paraíba com Secom-PB