Paraíba resgata um dos seus símbolos culturais: o Teatro Santa Catarina
A cidade de Cabedelo, localizada na Região Metropolitana de João Pessoa, terá de volta um dos principais símbolos de sua cena cultural: o Teatro Santa Catarina. O governador João Azevêdo (PSB) entrega neste sábado (19), às 19h, a reforma do prédio, na qual foram investidos aproximadamente R$ 5 milhões, sendo essa a primeira grande intervenção, desde a sua fundação, em 1987. Na reabertura da casa de espetáculos, haverá encenação do espetáculo ‘Alegria de náufragos’, do grupo Ser Tão Teatro, no sábado e domingo (20). A entrada é gratuita.
Durante a solenidade de entrega da reforma do teatro, será prestada uma homenagem ao grupo Teatro Experimental de Cabedelo (Teca), criado no final da década de 1970 e principal responsável pela reinvindicação da construção do teatro em Cabedelo (que foi construído na década de 1980). Na época, a companhia era formada por mais de 30 pessoas, e dirigida pelo teatrólogo e folclorista brasileiro Altimar Pimentel, falecido em 2008.
Para Nézia Gomes, presidenta da Fundação Espaço Cultura da Paraíba (Funesc) – órgão responsável pelo gerenciamento das atividades do teatro Santa Catarina –, a entrega dessa reforma é demonstração de que o governo paraibano tem um compromisso para com a história e para com a cultura. Além disso, conforme Nézia, essa reforma faz com que a cidade de Cabedelo conte com mais uma ferramenta para a prática artística e, consequentemente, para a formação de espectadores.
A reforma do Teatro Santa Catarina recebeu um investimento de mais de R$ 4,9 milhões do tesouro estadual e passou por sua primeira grande intervenção desde a sua fundação, em 1987. O local ganhou mais acessibilidade, conforto e teve sua estrutura inicial parcialmente mantida. É mais um equipamento cultural que volta ao circuito produtivo do estado.
Os ambientes contemplados com a reforma são: hall de entrada, bilheteria, circulação horizontal e vertical com inserção de plataforma elevatória para atender a acessibilidade, plateia que passa a ter a capacidade para 161 pessoas, banheiros, palco, cabine de som e iluminação, sala de apoio, diretoria, camarote e área técnica. Além disso, foram construídos banheiros acessíveis masculino e feminino e camarins masculino e feminino com banheiros acessíveis. Na parte anexa ao teatro, foram construídos um refeitório e uma cozinha (cantina).
Os principais serviços em execução foram: demolições, alvenaria, estrutura, revestimento de fachada, cerâmico e acústico, mudança de pisos e pintura interna e externa, substituição na estrutura de coberta, instalações hidrossanitárias, drenagem de águas pluviais, instalações elétricas, louças e metais e inserção da instalação de combate a incêndio, subestação, gerador, urdimento, sonorização, tratamento acústico, portas acústicas, mobiliário de assento para o público, tratamento de jardim e empraçamento.
Diário da Paraíba com Secom-PB