“Paraibano voador”: Petrúcio conquista medalha de ouro no Parapan de Lima
O paraibano Petrúcio Ferreira conquistou, no domingo (25), a medalha de ouro na modalidade de atletismo nos Jogos Parapan-Americanos, que ocorrem em Lima, no Peru. Petrúcio, que é natural de São José do Brejo do Cruz, na região de Catolé do Rocha, foi primeiro lugar na prova dos 400 metros rasos com o tempo de 49 segundos e 25 centésimos.
O paraibano ainda competirá em duas provas. Nesta terça-feira (27), disputará as eliminatórias dos 100 metros, prova que ele conseguiu o ouro nas Paralimpíadas do Rio 2016 e ainda na última edição do Parapan, em Toronto 2015, além do revezamento 4×100. As finais ocorrerão na quarta-feira (28). Petrúcio, que tem 22 anos, é o atual recordista mundial dos 100 e dos 200 metros rasos com as marcas de 10 segundos e 50 centésimos e 21 segundos e 10 centésimos, respectivamente.
Petrúcio Ferreira foi descoberto nos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, em 2013, quando na oportunidade jogava a modalidade de futsal. “Ele estava jogando futsal pela etapa regional de Catolé do Rocha e quando eu vi seu desempenho, o convidei a fazer parte dos programas do governo do estado voltados para o para-desporto e agora é um dos maiores atletas do mundo”, disse Ricardo Ambrósio, técnico da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Nesta edição dos Jogos, a Paraíba conta com 19 integrantes na delegação brasileira. No atletismo, Cícero Valdiran, Petrúcio Ferreira e Ariosvaldo Fernandes, além do técnico Pedro de Almeida, enquanto que no futebol de 5, os jogadores Luan Lacerda e Matheus Costa também foram convocados juntamente com a comissão técnica formada por Fábio Luiz (técnico), Josinaldo Costa (assistente), Alexandre Sérgio (fisiologista) e Halekson Barbosa (fisioterapeuta).
Na seleção brasileira de goalball feminino, Dailton Freitas e Jonatas Castro, estão nos Jogos como técnico e auxiliar, respectivamente, e no masculino, os paratletas Émerson Silva e José Roberto. A Paraíba também tem representantes no halterofilismo com Ailton de Andrade e Maria Luzineide e na natação, com o Adeilton Dantas, que está como enfermeiro da modalidade. No taekwondo, Silvana Fernandes foi a paraibana convocada e no voleibol sentada, Agtônio Dantas.
Diário da Paraíba com Secom-PB