Prefeitura divulga lista dos candidatos à função de cuidador e calendário de novas etapas do Programa Educador Social Voluntário
A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), divulgou, na manhã desta quinta-feira (24), a lista dos candidatos que tiveram suas inscrições validadas na seleção simplificada para a função de cuidador no Programa Educador Social Voluntário. Mais de 5,6 mil inscritos (do total de 6.688) foram considerados aptos para as próximas duas etapas, que ocorrerão entre os dias 3 e 11 de março. Confira a relação dos candidatos aptos para as etapas 2 e 3 no link https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br:8080/editais/visualizar-arquivo?id=816
A secretária municipal da Educação e Cultura, América Castro, falou da importância social desse Programa. “Graças a Deus com esse projeto implantado aqui no município de João Pessoa, o Educador Social, a gente vai acabar definitivamente com esse problema que temos na Rede que é a falta de cuidadores para que esses os alunos público-alvo da Educação Especial possam frequentar uma de nossas unidades de ensino. Lembro que em uma das primeiras reuniões com o prefeito Cícero Lucena, ele sugeriu que a Secretaria de Educação tivesse justamente esse olhar para aquelas pessoas mais necessitadas, inclusive as pessoas com deficiência”, disse.
Após a validação da inscrição (já concluída), os candidatos vão para as etapas dois e três (análise de currículo e entrevista individual) – de forma presencial no Centro de Educação Integrada (CEI), Rua José Marcone Ramos da Silva, nº 101, em Mangabeira VIII – respeitando todos os protocolos sanitários e de biossegurança para o enfrentamento da pandemia do coronavírus e suas variantes, com duração máxima de 20 minutos, por candidato, sendo obrigado o uso de máscara.
“Os candidatos com inscrições válidas deverão comparecer no dia, turno e local divulgados para participarem das próximas duas etapas. Quem não comparecer estará automaticamente eliminado. Ao final do Processo Seletivo Simplificado, os candidatos vão preencher as 400 vagas de cuidador. Além disso, teremos uma lista de cadastro de reserva para preencher em caso de desistências”, explicou a chefe da Divisão de Educação Especial da Sedec, Rejane Lira.
Para as etapas 2 e 3, que serão realizadas no período de 3 a 11 de março, o candidato apto deve conferir seu nome, o dia e o turno para o sei comparecimento, conforme previsto no Edital. A ausência do candidato e/ou da documentação exigida implica na desclassificação imediata.
Horário – Os candidatos convocados para o turno da manhã deverão comparecer ao local das 7h30 às 11h40; e no turno da tarde das 13h30 às 17h40.
Do total de vagas destinadas será garantido o percentual de 5% para os candidatos comprovadamente com deficiência. No ato da entrevista, os candidatos desse grupo devem apresentar o laudo médico, com data dos últimos três meses do lançamento do Edital, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Os selecionados vão receber uma bolsa de R$ 700 mensais, desenvolvendo as atividades, de forma presencial, nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e nas escolas da Rede Municipal, auxiliando diretamente o estudante que possua qualquer deficiência física, intelectual, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, assistindo-o quanto aos cuidados básicos de alimentação, higiene, locomoção, recreação e organização das condições do ambiente escolar, para realização das atividades escolares orientadas pelo professor.
Deverá também acompanhar e prestar auxílio ao estudante durante as atividades pedagógicas, para que possam realizar as atividades cotidianas e as propostas pelos professores durante as aulas e extraclasse, visando assim sua efetiva participação pedagógica na unidade educacional da Rede Municipal ou Crei. Cada cuidador social voluntário poderá concorrer até duas vagas, desde que sejam em horários distintos.
Documentação – O edital deixa claro que é de inteira responsabilidade dos candidatos, no ato da entrevista, assinar declaração de ter ciência das atividades a serem desenvolvidas e entregar cópia dos seguintes documentos:
a) Carteira de Identidade e do CPF;
b) Título de eleitor;
c) Declaração de quitação eleitoral;
d) Comprovante de residência;
e) Certidão criminal negativa;
f) Documento comprobatório de regularidade da situação perante o serviço militar (se candidato do sexo masculino);
g) Curriculum Vitae;
h) Certificado de ensino médio;
i) Cartão de vacina Covid.
Os candidatos deverão presentar, no ato da entrevista, o laudo médico, com data dos últimos três meses do lançamento do Edital, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID). O laudo médico terá validade somente para este Processo Seletivo Simplificado e não será devolvido, assim como não será fornecida cópia dessa documentação.
Secom-JP