Prefeitura presta serviços de saúde e assistência social aos ex-moradores da ‘Comunidade Dubai’

Uma semana após a desocupação da área de Mata Atlântica no bairro de Mangabeira, a Prefeitura de João Pessoa mantém os serviços de assistência social e saúde às famílias que viviam em condições insalubres na comunidade conhecida como Dubai, e estão instaladas em três pontos de abrigamento provisório.

Até esta terça-feira (30), foram distribuídas aos 794 atendidos pela Prefeitura e Governo do Estado 27.790 refeições, que são entregues cinco vezes por dia, garantindo a segurança alimentar das famílias instaladas na Escola Municipal João Gadelha; no ginásio de esportes Hermes Taurino, em Mangabeira; e no Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC), no Valentina.

As famílias também estão recebendo assistência em Saúde. Até o momento, foram realizados 508 atendimentos médicos, 67 odontológicos e foram distribuídos 307 medicamentos. Contra a Covid-19, foram aplicadas 245 vacinas, com o objetivo de atualizar o esquema vacinal para primeira, segunda e terceira doses. Foram realizadas 436 testagens para o vírus e nove pessoas foram transferidas para unidades de saúde, sejam por diagnóstico positivo de Covid-19 ou que necessitaram de atendimento clínico.

Ao todo são 83 profissionais, entre médicos, enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas e técnicos em enfermagem, também contando com o trabalho de 24 profissionais de Vigilância Sanitária.

Os profissionais de assistência social realizaram 37 atualizações do CadÚnico, nove novos cadastros no programa e 88 famílias estão com seu cadastro completo junto ao programa Auxílio Moradia aguardando a liberação do benefício no valor de R$ 350. Foram identificadas 28 pessoas sem Registro Geral que estão recebendo assistência para que o documento seja emitido com a maior celeridade.

Mercado de trabalho – O Sistema Nacional de Emprego (Sine-JP) também realizou ações nos três pontos e cadastrou 60 pessoas no banco de dados do serviço, que foram encaminhadas para seleções de vagas de emprego disponíveis. O programa Acessuas Trabalho qualificou nove jovens e encaminhou 22 para vagas de emprego, ajudando na inserção no mercado de trabalho.

Secom-JP