PRF realiza atualização para condução operacional de viaturas com integrantes do Bope, Gate, GOE, GPOE e outras forças policiais

O treinamento foi ministrado por instrutores da PRF para o efetivo policial da Instituição e de órgãos parceiros de segurança pública, viária e de resgate na Paraíba. Os condutores são submetidos a situações em que o autocontrole deve prevalecer para que sejam preservadas a segurança e a integridade dos envolvidos nas ocorrências.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou, entre os dias 09 de novembro até 16 de dezembro, o Curso de Atualização Policial (CAP) para Condução Veicular Policial (CVP), no Autódromo Internacional da Paraíba, em João Pessoa.

A condução de veículo policial e de socorro requer habilidades para além das que o condutor de veículo de passeio necessita. Por esse motivo, a PRF ministrou treinamento com técnicas para condução de viaturas. A iniciativa ocorre anualmente em todo o Brasil e tem como objetivo fazer com que os servidores da PRF e dos órgãos parceiros que recebem as instruções percebam a importância e os riscos da condução veicular no exercício da profissão.

A capacitação engloba fundamentos, técnicas e táticas essenciais para a boa condução de um veículo na atuação operacional. Além de aprofundar o conhecimento sobre questões relativas aos automatismos e ajustes necessários para condução de veículo.Este ano, o treinamento na Paraíba capacitou 280 servidores, sendo 240 PRFs e 40 servidores pertencentes a órgãos públicos parceiros, são eles: Batalhão de Operações Especiais – BOPE, Grupamento de Ações Táticas Especiais – GATE, Polícia Ambiental, Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga – GEOsAC, Polícia Civil – GOE, Polícia Penal – GPOE, Casa Militar, Bombeiros, SEMOB João Pessoa, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado da Paraiba – BPTRAN, Guarda Municipal de João Pessoa, Guarda Municipal de Bayeux e Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande – STTP.

Ao todo, foram 20 turmas de servidores, em cada turma havia dois convidados dos órgãos parceiros com a missão de serem multiplicadores dos conhecimentos passados durante a instrução para aplicá-los nas respectivas instituições.

As instruções aconteceram no Autódromo Internacional da Paraíba. A capacitação só foi possível em virtude da parceria da PRF com o Sr. Fernando Antônio Monteiro, proprietário do autódromo. Durante o encerramento das atividades, ele recebeu uma homenagem pelos serviços prestados de parceria com a PRF. O Sr. Fernando é um fomentador do automobilismo paraibano desde a década de 70.

Ascom PRF