Primeira-dama participa de encerramento de oficinas com Ronaldo Fraga para rendeiras do Cariri

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Ana Maria Lins, participou nesta sexta-feira (8), em Monteiro, no Cariri paraibano, da solenidade de encerramento das oficinas ministradas pelo estilista Ronaldo Fraga para artesãs que trabalham com a renda renascença. As oficinas fazem parte de um conjunto de ações do Governo do Estado para fortalecer a comercialização da renda renascença, símbolo da região do Cariri.

Na ocasião, a primeira-dama agradeceu a participação das artesãs nas oficinas e destacou as ações do Governo do Estado para fortalecer o Programa do Artesanato da Paraíba, um dos mais importantes na geração de renda. “Este é um momento muito importante para o artesanato paraibano, que vem para coroar várias ações do Governo do Estado para fortalecer o segmento, a exemplo da criação do Centro de Referência do Artesanato de Monteiro, em parceria com a prefeitura do município”, disse.

Por vídeo, o governador João Azevêdo parabenizou as artesãs pela participação nas oficinas ministradas por Ronaldo Fraga: “Passando aqui, primeiramente para parabenizar a todos que participaram, que realizaram, que tornaram possível esse curso com Ronaldo Fraga, com Flávio Tavares, com toda a equipe do Artesanato. Dizer para vocês, rendeiras do Cariri, que é uma missão extraordinária essa que vocês realizam. Eu não tenho dúvida nenhuma de que essa prática, essa cultura, será preservada por conta do esforço de cada uma de vocês pela manutenção dessa arte tão fantástica”.

O estilista Ronaldo Fraga foi enfático ao descrever o curso que ele ministrou para as rendeiras caririzeiras. “É um projeto de aculturação do design, trazer o olhar do design de moda para o olhar das rendeiras, para que elas se autorizem e ousem caminhar por caminhos ainda não trilhados”, afirmou.

“É uma coleção que vai ser apresentada no Salão de Artesanato, uma coleção inspirada no artista paraibano Flávio Tavares, que como poucos conseguiu trazer a alma da cultura paraibana, e que terá suas telas bordadas por uma arte que fala muito desse lugar, que é a renda renascença”, prosseguiu Ronaldo Fraga.

A 31ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba será realizada de dezembro a janeiro, na praia de Cabo Branco, em João Pessoa.

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena Farias, agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “Finalizamos essas oficinas com um sentimento de euforia e, ao mesmo tempo, de agradecimento. É um bom momento para o artesanato paraibano, com destaque para essa parceria com o Governo do Estado para a criação do Centro de Referência do Artesanato de Monteiro, algo importante para toda a região do Cariri”, ressaltou.

Participaram ainda da solenidade de encerramento das oficinas ministradas por Ronaldo Fraga o coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), Aristeu Chaves; a curadora do Programa do Artesanato da Paraíba, Janete Rodriguez; a gerente regional do Sebrae de Monteiro, Madalena Arruda; e a coordenadora de Capacitação do PAP, Yara Alencar.

Novos horizontes – Com o curso de capacitação concluído, as 35 rendeiras que participaram das oficinas abriram novos horizontes para a renda renascença e serão agentes multiplicadoras de tudo o que aprenderam nos cinco dias de qualificação.

A artesã Márcia Maria Franca, de 42 anos, teve contato com a renda renascença pela primeira vez aos 9 anos de idade. A rendeira de São João do Tigre agradeceu a oportunidade por ter participado do curso. “Abri mão de muita coisa para não perder um dia sequer. Valeu muito a pena. Aprendi novas técnicas, sem contar com o clima de humanização que Ronaldo Fraga criou. Ele é muito humilde”, comentou.

Opinião compartilhada também pela artesã Maria Amélia Teixeira, de 61 anos. “Além de ter aprendido muito, fiz novas amizades e ganhei condições de melhorar o meu trabalho com a renda renascença. Experiência incrível”, disse.

O belo-horizontino Ronaldo Fraga é considerado um dos maiores estilistas do País, com renome internacional. Além da marca própria, Fraga desenvolve projetos de aculturação do design e geração de renda.

Secom-PB