PRIMEIRO EMPREGO: Instituto capacita jovens gratuitamente para o mercado de trabalho

Encontrar o primeiro emprego, ganhar experiência, receber um salário. Esses são sonhos e, ao mesmo tempo, desafios para muitos jovens. Uma pesquisa inédita, divulgada em maio deste ano pelo Ministério do Trabalho e Emprego, revelou que 5,2 milhões de jovens, de 14 a 24 anos, estão desempregados. O que fazer para mudar essa realidade? Buscar capacitação e descobrir as habilidades podem ajudar no processo.

Para entrar no mercado de trabalho, ter formação é essencial, seja um curso técnico, profissionalizante ou de nível superior. As capacitações ajudam a melhorar o currículo, possibilitando até oportunidades de estágios ou indicações para seleções e futuros empregos.

Mais acessíveis e práticos, os cursos rápidos ou profissionalizantes são uma boa opção e, muitas vezes, são ofertados de forma on-line, por escolas tradicionais no setor e instituições de cunho social. Este é o caso do Instituto Unimed João Pessoa, que está realizando gratuitamente um curso de capacitação, em parceria com o Sescoop-PB, para preparar jovens para o primeiro emprego.

Conteúdo atual – A capacitação, que começou no último dia 6, terá duração de pouco mais de um mês. As aulas ocorrem três vezes por semana, à noite, no auditório do Centro de Estudos da Unimed João Pessoa. O conteúdo inclui temas que vão desde a elaboração de currículos, comportamento e cooperativismo e até assuntos relevantes e atuais como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Essas aulas mudaram totalmente minha visão sobre como me comportar em uma entrevista e o que falar. Aprendi sobre ter empatia, principalmente na área de Libras, e eu tenho certeza que esses cursos irão e já estão me auxiliando bastante”, declarou Nívea Ferreira. Dedicada, ela participa de outras duas iniciativas do Instituto Unimed JP: é integrante do Coral Jovem e está fazendo um curso de Libras.

Para o presidente do Instituto Unimed JP, João Modesto, a diversidade de conteúdo das aulas será um diferencial que vai enriquecer o currículo dos participantes. “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e dinâmico. Então, quando se tem a chance de aprender temas diferenciados, o candidato acaba se destacando nos processos seletivos”, declarou.

Dicas úteis – Abaixo listamos algumas dicas para quem procura o primeiro emprego:

 Busque o autoconhecimento para descobrir quais suas habilidades e competências. Dessa forma, você consegue identificar quais áreas profissionais se encaixam no seu perfil;

Utilize a internet a seu favor. Há muitos eventos e cursos gratuitos disponibilizados na rede. Inclusive, aulas de idiomas e de marketing pessoal.

Acompanhe as vagas ofertadas pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine) da sua cidade e estado. Muitas vezes, há oportunidades para pessoas sem experiência profissional ou em busca do primeiro emprego.

Engaje-se em movimentos, projetos e instituições que ofertem capacitações ou cursos livres gratuitos no seu bairro ou na sua comunidade, como é o caso do Instituto Unimed JP. Esta também é uma chance para conhecer pessoas e fazer o chamado networking, que pode render futuras oportunidades.

Responsabilidade socioambiental – O Instituto Unimed JP é o braço social da Unimed João Pessoa, o maior plano de saúde da Paraíba, com uma carteira de mais de 164 mil clientes. O instituto desenvolve programas e projetos nas áreas de saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.

As iniciativas estão alinhadas ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e ao cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Unimed JP é empresa participante do Pacto Global desde outubro de 2019.

Para saber mais sobre as iniciativas do Instituto Unimed JP, acesse www.unimedjp.com.br/responsabilidadesocioambiental.