Principal chefe do narcotráfico da Colômbia é preso nesse sábado

Nesse sábado (23), o governo da Colômbia anunciou a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (codinome ‘Otoniel’), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de US$ 5 milhões.

“Este é o golpe mais duro que se desferiu no narcotráfico neste século no nosso país (…) comparável somente com a queda de Pablo Escobar”, comemorou o presidente, Iván Duque, em mensagem à nação.

Cerca de 500 homens, apoiados por 22 helicópteros, foram mobilizados no município de Necoclí (noroeste) para executar a operação, na qual morreu um policial. Foi “a mais importante inserção na selva que se viu na história militar do nosso país”, afirmou Duque.

Uma transmissão ao vivo da polícia nas redes sociais mostrou o momento do desembarque do narcotraficante de 50 anos em Bogotá, algemado e cercado por vários agentes. Ele foi levado para um edifício da instituição em meio a grandes medidas de segurança.

Nas últimas semanas, ‘Otoniel’ “não chegava a ter nenhuma casa, dormindo em condições de chuva sem se aproximar de residências”, detalhou o diretor da polícia, general Jorge Vargas. A queda do líder da maior quadrilha de traficantes da Colômbia é o principal êxito do governo do presidente conservador no combate ao crime organizado no país que mais exporta cocaína no mundo.

“Sobre este delinquente há ordens de extradição e trabalharemos com as autoridades para cumprir também esta missão”, antecipou o presidente. Otoniel, denunciado pela justiça americana em 2009, é requisitado por tráfico de drogas pela corte do Distrito Sul de Nova York.

Terra Brasil