Procon de Santa Rita notifica agências bancárias por descumprimento de leis e convoca reunião com representantes na segunda-feira
O Procon de Santa Rita notificou todas as agências bancárias que estão localizadas no município por descumprimento de leis como as que tratam do tempo de espera na fila e do atendimento prioritário. Com o objetivo de coibir a prática, na próxima segunda-feira (31), será realizada uma reunião com os representantes dos bancos para que seja discutido o atual cenário e haja uma adequação quanto as condições estabelecidas pela legislação.
O superintendente do Procon de Santa Rita, Helton Renê, explica que o desrespeito aos consumidores acontece a bastante tempo e as agências bancárias têm dificuldade de cumprir as normas estabelecidas em lei, por isso, a necessidade da reunião urgente, para que os representantes tenham ciência da atual legislação municipal e estadual. Se persistirem quanto as práticas, haverá punições.
“Esse encontro será basilar para que as agências bancárias estejam cientes que após essa reunião em que estabeleceremos metas, as fiscalizações serão mais ostensivas com relação ao cumprimento das leis. É importante frisar que vamos atuar em defesa dos consumidores santaritenses, que é a base de todo o nosso trabalho”, destacou o superintendente ao pontuar que a atual gestão tem um modelo a ser seguido e vai atuar para o cumprimento dela.
Denúncias – O Procon de Santa Rita tem recebido diariamente denúncias de filas quilométricas em frente a agências bancárias da cidade, com maior frequência durante o período de pagamentos do funcionalismo público. Ao tomar ciência desta situação, Helton afirma que montou uma força-tarefa para fiscalizar in loco e, ao tomar ciência, iniciou o protocolo estabelecido pela lei.
“Isso não pode acontecer, o banco sabe da sua responsabilidade, inclusive em momentos como esses tem que aumentar o seu efetivo. Entretanto, nós temos uma solução, e tudo vai depender de como vai ser discutido nesta reunião programada para acontecer na próxima segunda-feira”, pontuou.
Helton Renê, por fim, foi taxativo ao afirmar que não se barganha cumprimento de leis e espera que o problema seja solucionado com um termo de cooperação para que o consumidor de Santa Rita venha sentir segurança no sistema bancário.
Sobre o atendimento – Os consumidores que necessitarem de atendimento do Procon de Santa Rita, para esclarecimento de dúvidas, solicitação de orientações ou fazer eventuais denúncias, podem entrar em contato pelo (83) 98654-7512. A sede do órgão municipal fica na rua Senador José Américo de Almeida, nº 80 – Centro, com atendimento das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.