Professores dão dicas para as provas de matemática, português e física do Enem usando músicas

Três professores da Paraíba, de matemática, português e física, mostraram no quadro Lá Vem o Enem 2020 desta segunda-feira (14) como os alunos podem aprender alguns conteúdos por meio da música. Com sanfona, teclado e violão, os professores Breno Morais, Érik Anderson e Cícero Demétrio ensinam os conteúdos por meio de músicas.

O professor Cícero Demétrio, de matemática, ensina, com a música Anjo Querubim, como o conteúdo de logaritmo pode ser aprendido. “Os logaritmos são munidos de propriedades e as músicas fazem a gente lembrar dessas propriedades, colocando as fórmulas dessas propriedades”, explica.

Já o professor Érik Anderson mostra como a música pode auxiliar não apenas nas questões da prova, mas também na redação. “A música tem frequentado provas do Enem. Já caiu Gilberto Gil, Gabriel o Pensador”, lembra. A música é entendida como gênero textual, conforme Érik, com suas característica.

“É muito abordado com variação linguística, porque a língua pode ser explorada de várias formas. O artista tem a licença poética para burlar regras da gramática. Um exemplo é a música Ai que Saudade D’ocê. Nós temos a variedade formal da língua que é cobrada na competência um da redação e tem as variações linguísticas”, diz Érik Anderson.

Diário da Paraíba com G1.com