Programa Educador Voluntário abre vagas para cuidadores com bolsa de R$ 700 em JP; veja como se candidatar
O Programa Educador Social Voluntário de João Pessoa está com inscrições abertas para a seleção de cuidadores. Ao todo, estão sendo ofertadas 400 vagas com bolsa de R$ 700 mensais. Os interessados podem se candidatar até esta sexta-feira (18).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet. Acesse aqui o formulário. Cada cuidador social voluntário poderá concorrer até duas vagas, desde que sejam em horários distintos.
Conforme a Secretaria de Educação e Cultura da Capital, os selecionados irão desenvolver as atividades, de forma presencial, nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e nas escolas da Rede Municipal.
O processo seletivo simplificado será composto de três etapas: validação da inscrição, análise de currículo e entrevista individual respeitando todos os protocolos sanitários e de biossegurança para o enfrentamento da pandemia do coronavírus e suas variantes, com duração máxima de 20 minutos, por candidato, sendo obrigado o uso de máscara.
Inscrições – Após o preenchimento da ficha o candidato vai aguardar a convocação da Comissão para apresentar os documentos pessoais que são: cópia da carteira de identidade e do CPF; título de eleitor; declaração de quitação eleitoral; comprovante de residência; certidão criminal negativa; documento comprobatório de regularidade da situação perante o serviço militar (para homens); currículo; cópia do certificado do Ensino Médio; e cartão de vacinação contra a Covid-19. A ausência de documentação implica na desclassificação imediata do candidato.
Do total de vagas destinadas será garantido o percentual de 5% para os candidatos comprovadamente com deficiência. Ele deverá apresentar no ato da entrevista o laudo médico, com data dos últimos três meses do lançamento do Edital, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual ou auditiva, passíveis de correção simples pelo uso de lentes ou aparelhos específicos.
Requisitos – Para concorrer às vagas de Educadores Sociais Voluntários – Cuidador o candidato deverá ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou cidadão português, amparado pelo estatuto de igualdade de direitos; possuir idade mínima de 18 anos completos na data de encerramento das inscrições; ter, no mínimo, formação de nível médio completo; disponibilidade de, no mínimo, 20 horas semanais para desenvolver atividades nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino da Capital, atestado na ficha de inscrição.
O Processo Seletivo Simplificado (PSS) tem prazo de um ano com possibilidade de renovação por mais um ano.
Atribuições – Prestar auxílio diretamente ao estudante que possua qualquer deficiência física, intelectual, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, assistindo-o quanto aos cuidados básicos de alimentação, higiene, locomoção, recreação e organização das condições do ambiente escolar, para realização das atividades escolares orientadas pelo professor.
Deverá também acompanhar e prestar auxílio ao estudante durante as atividades pedagógicas, para que possam realizar as atividades cotidianas e as propostas pelos professores durante as aulas e extraclasse, visando assim sua efetiva participação pedagógica na unidade educacional na escola ou Crei.
T5