Quase 1.000 inscritos para realizar a prova do Enem na Paraíba são indígenas

Quase 1.000 inscritos para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 na Paraíba são indígenas. Este ano o Inep, instituto vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela prova, contabilizou 940 inscrições confirmadas de pessoas declaradas indígenas no estado para a avaliação impressa e 15 para a versão digital do exame, totalizando 955 participantes.

Os dados foram atualizados no último dia 31 de outubro. Dentre os municípios do estado onde há terras indígenas demarcadas, apenas um, Rio Tinto, realiza a aplicação das provas, de acordo com o MEC. A cidade localizada no litoral norte do estado contabilizou 971 inscrições confirmadas, entre indígenas, brancos, amarelos, pardos, pretos e pessoas que não declararam nenhuma cor/raça.

Este ano o tema da redação do Enem foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Além dos indígenas, são considerados povos tradicionais no Brasil os quilombolas, pescadores artesanais, extrativistas, ribeirinhos, ciganos e pertencentes a comunidades de terreiro, entre outros.

Diário da Paraíba com ClickPB