Quase 1,4 mil donos de terrenos foram notificados por acúmulo de lixo em João Pessoa
Pelo menos 1.392 proprietários de terrenos, localizados em João Pessoa, foram notificados por acúmulo de lixo ou restos de construção civil até agosto deste ano, conforme dados divulgados pela Divisão de Fiscalização da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur) nesta segunda-feira (7). As multas, nesses casos, variam de R$ 1.848,00 a R$ 14.784,00.
Ainda de acordo com a Emlur, muitos proprietários de terrenos acumulam autuações devido à recorrência da infração, causada na maioria das vezes por outras pessoas. Mesmo nessas situações, a notificação é direcionada ao proprietário do local, que é responsável por manter a propriedade limpa.
No entanto, o órgão alerta que o acúmulo de lixo respinga também em toda a população que passa a conviver com riscos à saúde e ao meio ambiente. O período de chuva, por exemplo, propicia o acúmulo de água e agrava as chances de propagação de doenças como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
No mês passado, o G1 mostrou o caso em que quatro pessoas da mesma família testaram positivo para chikungunya e outras cinco pessoas do mesmo convívio apresentaram sintomas de contaminação por arboviroses. A suspeita é de que existam dois focos do mosquito Aedes aegypti no entorno das residências em que as pessoas contaminadas moram.
Para solicitar a coleta de poda, entulho ou restos de material de construção, quem necessitar dos serviços pode ligar para os telefones 0800 083 2425 ou (83) 3214-7628 / 7660.
Diário da Paraíba com G1.