Queda record do PIB do Brasil chega em 9,7%

 

Um dos reflexos da pandemia do novo coronavírus, foi visto na economia brasileira que registrou um record na queda no PIB (Produto Interno Bruto) neste ano de 2020, referente ao segundo trimestre. O encolhimento foi de 9,7% em comparação aos três primeiros meses deste ano que foi equivalente a 11,4% em relação ao segundo trimestre de 2019. A economia no Brasil acaba tendo um encolhimento no nível das suas atividades durante dois semestres seguidos, caracterizando uma recessão técnica que não vinha acontecendo no país desde 2016. No momento o PIB brasileiro possui um valor total de 1,7 trilhão, pontuando negativamente durante o segundo trimestre consecutivo.

Os dados foram divulgados ontem (1) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estátisca), e apontam que a economia do país voltou ao mesmo estágio desde 2009, em decorrência dos impactos sofridos pela crise financeira e mundial do ano de 2008.

Após as medidas de isolamento social para combater o coronavírus aplicadas no final de março, rapidamente foi sentido uma queda das atividades já no mês de abril. No entanto, o ritmo econômico vem aos poucos ganhando forças, após a reabertura do comércio nesse segundo trimestre, porém com medidas rigorosas, afim de evitar uma nova onda de contágio. Ainda de acordo com o IBGE, o quadro não piorou devido ao auxílio emergencial. O que pode ser considerado um ponto positivo, mesmo diante de uma crise econômica sem previsão de término.

Luana Santos com Diário da Paraíba