Rádio Tabajara revive na Paraíba os antigos programas de auditório

A primeira temporada do ‘Palco Tabajara Ao Vivo’ apresenta a sua segunda edição nesta terça-feira (22), tendo como atrações os grupos Berimbaobab e Quadrilha. O evento acontece na Sala Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, a partir das 20h.

O projeto 2019, que estreou na semana passada, traz de volta os antigos programas de auditório que fizeram história na quase centenária Rádio Tabajara, a mais antiga emissora paraibana. Como único nesse formato no atual rádio brasileiro, o ‘Palco Tabajara’ é focado exclusivamente na apresentação de artistas autorais paraibanos e tem entrada franca.

O programa é gerado ao vivo em intervalos de 15 dias pelas ondas da Tabajara FM 105,5 e retransmissão simultânea em três plataformas de redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.

Val Donato e Cíntia Peromnia  dividem a apresentação do programa, que, além do quadro musical principal, conta com entrevistas e interação com a plateia, sob a responsabilidade da jornalista Gi Ismael.

O novo conceito de programa auditório permite que tanto os espectadores virtuais quanto os que acompanham pelas redes e ouvintes tradicionais interajam com as apresentadoras, podendo realizar, inclusive, perguntas aos artistas durante a transmissão.

A Rádio Tabajara lançou o projeto ‘Ao Vivo’ no ano de 2017, dando continuidade em 2018 e retornando agora com a previsão de cinco programas, com nova estrutura e cobertura ampliada. A direção da rádio está articulando a exibição de todas as edições em uma cadeia de emissoras públicas de tevê do Nordeste, como TVE Bahia, TVE Alagoas e TVPE.

Atrações desta terça

O grupo Berimbaobab nasceu em 2012 no Senegal, envolvendo artistas paraibanos, senegaleses e franceses. Um projeto que une três continentes. Os artistas paraibanos envolvidos são Adeildo Vieira, Gláucia Lima, Erivan Araújo, Soraia Bandeira, Izza Ribeiro e Vant Vaz, contando ainda com os músicos Beto Preah, Jorge Negão, Cassicobra e os irmãos Rudá e Uaná Barreto, além do grupo de dança Tribo Ethnos.

Recentemente, o grupo foi convidado para participar do ‘Festival Les Nuits de La Poterie’, na região de Lhuis, próximo à cidade de Lyon, na França, para apresentar três espetáculos diferentes: o show ‘Berimbaobab Brasil’, envolvendo todos os 12 artistas; o show ‘Mistério de Caboclo’, do compositor e cantor Erivan Araújo; e o show ‘Das Tribos’, das cantoras Gláucia Lima, Soraia Bandeira e Izzah Ribeiro. Todos os shows apresentam músicas autorais, dos compositores do próprio grupo ou de outros artistas paraibanos.

Já ‘Quadrilha’ é um quarteto vocal formado pelos compositores Amorim, Guga Limeira, Elon e Pedro Indio Negro que, com o objetivo único de criar a partir das diferentes nuances de suas vozes, há um ano vem se apresentando regularmente em João Pessoa e pelo interior da Paraíba, destacando-se apresentação recente no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Sousa.

As canções falam de amor em várias formas de expressão e também de atos do cotidiano caucados na poesia paraibana, mas sem deixar de dialogar com outras vertentes culturais. Há um mês lançaram o single ‘Abismo’, que alcança mais de mil visualizações nas redes sociais.

Em fase de finalização de seu primeiro disco autoral, arranjado por Helinho Medeiros e Jáder Finamore, a ‘Quadrilha’ apresenta um show leve, com momentos contemplativos e também dançantes, conduzidos pela percussão, que traz ritmos afronordestinos para o som. No repertório, além das canções autorais, há espaço de versar através de compositores consagrados da MPB.

Diário da Paraíba com Rádio Tabajara

Contato com a Redação:

[email protected]