“Recomendamos corticosteroides para o tratamento dos casos graves e críticos da Covid-19”, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) sinalizou consequências benéficas no uso de corticosteroides nos tratamentos dos casos graves da covid-19. A indicação da linhagem de medicamentos foi oficialmente divulgada pela pesquisadora da Organização, Janet Diaz, na quarta-feira (2), após a revisão de uma pesquisa de meta-análise publicada no Journal of the American Medical Association (Jama).

Conforme a OMS, o uso dos corticosteroides é recomendando apenas para os casos graves da doença, pois o uso dos medicamentos em pacientes com estágio inicial do coronavírus pode desencadear um resultado contrário, como agravamento do quadro ou óbito.

“Recomendamos corticosteroides sistêmicos para o tratamento de pacientes com covid-19 em estado grave e crítico. Sugerimos não usar corticosteroides no tratamento de pacientes com quadros não severos de covid-19”, informou a Organização.

Os ensaios clínicos apresentados na pesquisa da Jama constam que o uso de dexametasona, hidrocortinsona e metilprednisolona auxiliaram na recuperação rápida dos pulmões dos pacientes, diminuindo a necessidade do tratamento com respirador mecânico.

Os testes referentes ao uso de corticosteroides no tratamento da covid-19 foram realizados no Brasil, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França e Reino Unido. Os resultados mostram que o uso dos medicamentos foram eficientes nos tratamentos dos casos graves da covid-19, e ajudaram a reduzir 20% dos casos de mortalidade pela doença.

A OMS enfatiza que a recomendação dos corticosteroides é para uso hospitalar, direcionada aos profissionais da área da saúde e autoridades. Pacientes com sintomas da doença não devem realizar a automedicação.

Letícia Nunes com Diário da Paraíba.