Reforma: João poderá deslocar Deusdete Filho e Tibério para secretarias de cunho político

Nem acabou o período de descanso do governador João Azevedo por causa da campanha eleitoral e o Centro Administrativo do Estado já está cheio de especulações sobre a reforma no secretariado estadual para a próxima gestão, que se inicia em janeiro.

As especulações mais fortes são no sentido de que o governador já teria decidido promover mudanças na área política e reforçar o entorno do gabinete governamental.

O reforço ocorreria com os nomes dos secretários Deusdete Queiroga Filho, atual da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, e Tibério Limeira, que está no comando da Secretaria de Desenvolvimento Humano. Um ocuparia a Casa Civil, provavelmente Deusdete Filho, e o outro, Tibério Limeira, iria para a Secretaria de Governo, atualmente ocupada pelo ex-governador Roberto Paulino, ou para a pasta da Articulação Política. Existe ainda a Secretaria de Articulação Municipal como opção de reforço da área de política do governo.

O possível deslocamento de Tibério abriria vaga para a ex-candidata a senadora, deputada Pollyanna Dutra, ser indicada para a Secretaria de Desenvolvimento Humano, o que, certamente, deverá ocorrer. A atual titular da Suplan (Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado, Simone Coelho Guimarães, seria deslocada para a Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

A escalação de Deusdete e Tibério como titulares do time da política do governador João Azevedo seria consequência da campanha eleitoral. Os dois atuaram como coordenadores da campanha e participaram de praticamente todas as articulações do governador.

Além disso, especula-se que haveria interesse do governador João Azevedo em gerar condições para que Deusdete Filho e Tibério Limeira possam se preparar para futuras disputas eleitorais.