Saiba como é definida a numeração das casas de uma rua

Você já parou para pensar qual é o critério usado para definir o número das casas? Ou como escolher onde uma rua começa e onde ela termina? Para ambas as perguntas, existem diferentes respostas, dependendo de cada país. Mas, de maneira geral, parte-se de um ponto de referência e a partir dele são definidos os números das casas ou comércios. Em Veneza, por exemplo, o ponto de referência costuma ser um prédio de destaque e de fácil identificação.

No Brasil, convencionou-se usar o marco zero das cidades como ponto inicial das ruas. Isso aconteceu porque o marco zero também costuma ser a região central das cidades. Começar pelo ponto mais próximo do centro é uma escolha lógica, visto que as ruas costumam crescer sempre para as periferias. Portanto, se for necessário ampliar uma rua, os novos números vão ser uma sequência dos anteriores — no caso da rua crescer no seu ponto inicial, toda a numeração deverá ser recalculada. E como é feito esse cálculo?

A escolha dos números dos terrenos de uma rua segue uma lógica bastante simples. A partir do momento que se definiu qual é o ponto inicial da rua, uma equipe da prefeitura vai até o local para medir a distância deste ponto até as casas. Para terrenos sem construção, a medição é feita até o seu centro. Já para os terrenos com algum tipo de imóvel, a medição é feita até a porta.

Essa escolha permite que, caso algum morador decida dividir o terreno, o novo número não altere as demais residências ou comércios. Já a escolha entre números pares ou ímpares costuma seguir um padrão no Brasil: à direita ficam os pares, enquanto os terrenos à esquerda são os ímpares — sempre partindo do início da rua.

A partir disso, a equipe responsável pela numeração predial precisa definir o endereço exato de cada terreno. Quando a medição marca um número par para uma casa no lado esquerdo — ou vice-versa —, o padrão é escolher o primeiro número acima. No caso de um terreno a 42 metros do início da rua, que fique no lado esquerdo, sua numeração é arredondada para o 43.

Essa padronização foi feita por diversos motivos. O principal deles é facilitar a localização de endereços. Se você estiver em uma determinada rua, em frente ao número 20, e precisa chegar no número 600, você sabe que está a aproximadamente 600 metros de distância. Além disso, saber que a numeração da rua vai no sentido da periferia, te permite saber se você está se aproximando ou se afastando do centro.

Mas vale lembrar que mesmo sendo usada na maioria das cidades brasileiras, não se trata de uma regra oficial e ainda é possível encontrar lugares que utilizem outros parâmetros. Assim como em outros países, a definição para a escolha das numerações das ruas também pode variar.

Mega Curioso