Saiba qual é o momento ideal para começar a investir e pagar a faculdade

Patrícia Lages avalia a melhor forma de poupar para quem quer pagar os estudos ou para pais que sonham com o futuro dos filhos.

Muitas pessoas sonham com o curso superior porque acreditam que a faculdade seja uma boa porta de entrada para a carreira escolhida. Com conhecimento específico e de qualidade, um diploma pode destacar um candidato em uma vaga de emprego quando comparado a outros que não possuem. No entanto, cursar a faculdade não é barato e precisa de planejamento.

Alguns pais começam a pensar em poupar dinheiro ainda quando os filhos são pequenos para auxiliá-los durante a vida universitária, mas qual é a melhor forma de fazer isso? O R7 Economize ouviu a especialista em finanças Patrícia Lages, do blog Bolsa Blindada, e trouxe informações sobre o tema.

Segundo Patrícia, quanto mais cedo os pais começarem a poupar é melhor, já que o tempo é o principal fator de crescimento dos rendimentos. No entanto, ela também acredita que os pais não devam se sobrecarregar com essa questão, que não necessariamente é uma obrigação deles. Para Patrícia, é possível que o próprio filho tenha uma renda para custear os estudos. “Se os pais podem ajudar, ótimo! Porém, não devem se ocupar de arcar com 100% do estudo superior se isso não estiver a seu alcance”, pondera.

Mas qual é o melhor investimento?

O investimento escolhido deve, inicialmente, considerar o tempo. Se os pais têm condições de poupar e investir uma quantia desde a infância, então devem escolher produtos de longo prazo, acima de dez anos. O prazo garante que “o dinheiro não seja sacado antes e usado para outros fins”, explica Patrícia. O mesmo acontece para menos tempo, o caso de três ou cinco anos. “O investimento sempre deve se adequar ao prazo”, diz a especialista.

Ao fazer um investimento, esteja ciente do tempo ao qual ele estará atrelado para garantir que não vá retirar o dinheiro antes do momento certo. Dessa forma, além de garantir que não haverá distrações ou emergências para aquele valor, há uma certeza maior de que o sonho da universidade vai se realizar. Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Fundos Multimercado são boas opções para investimentos a longo prazo.

Com o dinheiro em mãos, devo adiantar o pagamento das mensalidades da faculdade?

Algumas ofertas de desconto parecem boas opções quando se tem dinheiro em mãos, mas nem sempre valem a pena quando analisadas a fundo. A especialista Patrícia Lages acredita que seja mais importante analisar o perfil do aluno ao invés dos benefícios que um adiantamento traria. “Pode ser que, financeiramente, compense adiantar os pagamentos devido aos descontos, mas corre-se o risco de que o aluno desista do curso e perca os valores pagos ou seja reembolsado apenas parcialmente”, alerta.

Desde o momento em que o investimento começa, sejam muitos ou poucos anos da entrada na faculdade, ter uma corretora especializada em investimentos ao alcance é mais uma certeza de que o sonho do curso superior vai se realizar. A CM Capital, uma das principais corretoras do Brasil, é o lugar ideal para orientar estudantes e futuros universitários sobre investimentos mais rentáveis e seguros para o futuro. Especialistas estão à disposição para tirar dúvidas, independente do perfil do investidor e do valor disponível para investimento.

 

Diário da Paraíba com R7