Segunda vitória de Anitta no VMA vem em momento estratégico de reposicionamento da imagem da cantora no mercado latino

Anitta fez história. Mais uma vez. No caso do Video Music Awards, pela segunda vez consecutiva.

Na premiação realizada na noite de ontem, 12 de setembro, a cantora e compositora carioca repetiu no VMA 2023 o feito do ano passado e ganhou o troféu de Melhor clipe de música latina pelo vídeo da música Funk rave (Anitta, Diplo, Gabriel do Borel, Márcio Arantes e Nathalie Redondo, 2023), lançada em 22 de junho. A artista disputava o prêmio com nomes fortes como as cantoras Rosalía e Shakira.

A vitória de Anitta na cerimônia sediada no ginásio Prudential Center, em Newark, cidade de Nova Jersey (EUA), veio em momento estratégico. Desde que assinou contrato com a gravadora norte-americana Republic Records, a Girl from Rio vem reposicionando a imagem no mercado de música latina, enfatizando a origem carioca, a ligação com o funk brasileiro e a estética das comunidades.

Em essência, Anitta vem filtrando a cultura musical da favela pelos códigos do pop gringo. Tanto que, no momento, a cantora promove disco intitulado Funk generation – A favela love story, lançado em 17 de agosto com três músicas do ainda inédito sexto álbum de estúdio de Anita. As três músicas, a propósito, foram a base do número musical apresentado pela artista no VMA 2023 com sutil amostra do próximo single Grip.

“Agradeço a mim. Quero agradecer a mim porque trabalhei muito. E mais uma vez, ao funk brasileiro. Vocês estão ouvindo funk brasileiro. Vão ouvir funk no mundo todo agora. Isso é só o começo. O funk brasileiro está aqui para ficar”, ressaltou Anitta, em discurso estratégico, ao ganhar o prêmio, enfatizando o funk na fala para marcar bem a estética adotada na atual fase da carreira internacional da artista.

Por isso mesmo, a vitória de Anitta no VMA 2023 é importante e abre (mais) caminho para a cantora no mercado latino enquanto a artista não emplaca outro hit blockbuster como o reggaeton Envolver (Anitta, Julio M Gonzales Tavarez, Freddy Montalvoe e José Carlos Cruz, 2021), um dos grandes sucessos de 2022 e ainda hoje el paso mais bem-sucedido dentre todos os que vem sendo dados por Anitta desde 2016 com a intenção de se firmar na carreira internacional.

G1