Na premiação realizada na noite de ontem, 12 de setembro, a cantora e compositora carioca repetiu no VMA 2023 o feito do ano passado e ganhou o troféu de Melhor clipe de música latina pelo vídeo da música Funk rave (Anitta, Diplo, Gabriel do Borel, Márcio Arantes e Nathalie Redondo, 2023), lançada em 22 de junho. A artista disputava o prêmio com nomes fortes como as cantoras Rosalía e Shakira.
A vitória de Anitta na cerimônia sediada no ginásio Prudential Center, em Newark, cidade de Nova Jersey (EUA), veio em momento estratégico. Desde que assinou contrato com a gravadora norte-americana Republic Records, a Girl from Rio vem reposicionando a imagem no mercado de música latina, enfatizando a origem carioca, a ligação com o funk brasileiro e a estética das comunidades.
Em essência, Anitta vem filtrando a cultura musical da favela pelos códigos do pop gringo. Tanto que, no momento, a cantora promove disco intitulado Funk generation – A favela love story, lançado em 17 de agosto com três músicas do ainda inédito sexto álbum de estúdio de Anita. As três músicas, a propósito, foram a base do número musical apresentado pela artista no VMA 2023 com sutil amostra do próximo single Grip.
“Agradeço a mim. Quero agradecer a mim porque trabalhei muito. E mais uma vez, ao funk brasileiro. Vocês estão ouvindo funk brasileiro. Vão ouvir funk no mundo todo agora. Isso é só o começo. O funk brasileiro está aqui para ficar”, ressaltou Anitta, em discurso estratégico, ao ganhar o prêmio, enfatizando o funk na fala para marcar bem a estética adotada na atual fase da carreira internacional da artista.
Por isso mesmo, a vitória de Anitta no VMA 2023 é importante e abre (mais) caminho para a cantora no mercado latino enquanto a artista não emplaca outro hit blockbuster como o reggaeton Envolver (Anitta, Julio M Gonzales Tavarez, Freddy Montalvoe e José Carlos Cruz, 2021), um dos grandes sucessos de 2022 e ainda hoje el paso mais bem-sucedido dentre todos os que vem sendo dados por Anitta desde 2016 com a intenção de se firmar na carreira internacional.
G1