Senadora paraibana é escolhida para relatar indicação de superintendente-geral do Cade no Senado
A senadora paraibana Daniella Ribeiro (Progressistas) participou de sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (1º), com a presença dos indicados para os cargos de procurador-chefe e superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Daniella foi a relatora da proposta de recondução do superintendente-geral do Cade, Alexandre Cordeiro Macedo.
Sua recondução foi aprovada pela comissão. As duas indicações seguem agora para confirmação do plenário da Casa.
Daniella destacou em sua fala que a superintendência é a porta de entrada dos muitos processos que lá chegam. Destacou, também, que a superintendência tem o poder de escolher quais casos devem ou não ser investigados e questionou quais critérios foram utilizados até o momento nesse trabalho. Alexandre Cordeiro Macedo é auditor de carreira da Controladoria-Geral da União (CGU) e já foi conselheiro do Cade.
Durante a sabatina, Macedo explicou que nos últimos cinco anos a superintendência-geral coordenou a análise de mais de 750 fusões e aquisições. Ele frisou que em sua gestão como superintendente, teve a oportunidade de negociar mais de 95 colaborações premiadas, dentre os quais acordos de leniência, além de buscas e apreensões.
O Cade é o órgão que analisa o mercado, especialmente o caráter concorrencial. Dessa forma, zela para que haja um ambiente saudável de concorrência entre as empresas, fiscalizando, punindo e realizando ações para a garantia da livre concorrência.
Assessoria