SIM-P: Três casos da doença na PB estão em investigação, diz o secretario executivo de saúde

O secretário executivo de saúde da Paraíba, Daniel Beltrami, informou que três casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença que acomete crianças e adolescentes – até então associada à Covid-19 – estão em investigação. Entres estes, foi registrado um óbito. As informações foram divulgadas pelo secretário em uma entrevista concedida ao programa vespertino Primeiro Plano, exibido pela TV Manaíra em João Pessoa.

As avaliações realizadas na sexta-feira (11) pela equipe médica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede Cuidar, foram divulgadas pela SES na segunda-feira (14). Os dados foram identificados a partir de notificações de casos suspeitos da SIM-P, recebidos de hospitais com pacientes que apresentam sintomas da doença.

“É importante lembrar aos pais que é fundamental se manterem atentos aos sintomas. Na ocorrência, devem levar as crianças e os adolescentes para as unidades de saúde mais próximas de casa”, disse o secretário Daniel Beltrami durante a entrevista.

De acordo com a SES, foram identificados 13 notificações da doença na Paraíba. Dentre esses, sete casos foram confirmados. Em João Pessoa, são seis casos, entre eles, um confirmado, dois descartados e três em investigação. Em Itabaiana obteve-se um caso descartado e um óbito foi registrado em Cruz do Espírito Santo. Existe também, casos confirmados em Sapé (1), Mamanguape (1), Santa Rita (1), Mari (1) e Baía da Traição (1).

Veja a entrevista do secretário na íntegra:

 

SIM-P

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), informou por meio de uma nota técnica em agosto, que a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) pode manifestar sintomas semelhantes a síndrome de Kawasaki, síndrome de ativação macrofágica (SAM) e a síndrome de choque tóxico. Supostamente ocasionada pelo novo coronavírus, a manifestação dos sintomas podem ocorrer em dias ou semanas após a infecção do Sars-Cov-2.

“A SIM-P é multissistêmica, pois envolve ao menos dois órgãos e sistemas. Além de febre persistente, um amplo espectro de sintomas, muitos destes potencialmente graves, tem sido referido nos pacientes, entre eles: alterações cardiovasculares; renais; respiratórias; hematológico; gastrointestinais; mucocutâneo; e outras”, diz SBP na nota técnica.

Entre os sintomas mais comuns dessa síndrome estão febre elevada e persistente, acompanhada de pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e comprometimento respiratório, associado a marcadores de inflamação elevados e evidência de Covid-19.

Notificações

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou uma nota técnica em agosto para alertar às secretarias municipais de saúde e profissionais da área sobre a ocorrência e notificação imediata obrigatória da SIM-P, pois as notificações ajudam a caracterizar o perfil da doença no país “em pessoa, tempo e lugar”.

O registro deve ser feito em 24 horas, por meio de formulário de notificação do Sistema Único de Saúde (SUS), disponível em http://is.gd/simpcovid e enviadas as demais informações necessárias por e-mail: [email protected]. Já a amostra laboratorial deve ser encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB).

Letícia Nunes com Diário da Paraíba.