Sinfônica Jovem apresenta Concerto de Natal na Catedral Basílica

A Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, terá uma noite diferente na próxima terça-feira (17), com o Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, que encerra a Temporada 2019. Músicas de Saint-Säens, Bizet, Mozart e Leonard Bernstein integram o programa do concerto, que começa às 19h, com regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação dos cantores líricos William Pereira, barítono, e Giovanna Maropo, soprano. A entrada para essa apresentação, que integra o Projeto OSPB nos Bairros, é gratuita.

De acordo com Durier, o programa do concerto é bastante leve. “Tem muita música boa, ligeira, recheada de temas de filmes, e estaremos apresentando dois cantores paraibanos maravilhosos, Giovanna Maropo e William Pereira, que se prepararam com muita qualidade artística. A Orquestra Sinfônica Jovem está toda envolvida nesse Natal maravilhoso que a gente vai proporcionar à população da capital”.

Para 2020, o maestro tem boas expectativas para a programação das orquestras paraibanas. “A gente tem a esperança que a partir do próximo ano e os anos vindouros nós tenhamos muito mais condições de realizar mais eventos dessa natureza, para toda a população, não só de João Pessoa, em seus bairros, mas nas cidades da região metropolitana e nos municípios do interior, porque o nosso trabalho é pra isso, é pra alegrar os corações e as almas das pessoas que nos assistem”, destacou.

O Concerto de Natal da Sinfônica Jovem terá início com a execução da ‘Suíte Algeriana para Orquestra, Op. 60 – Marcha Militar Francesa’, de Camille Saint-Säens. Logo depois virá ‘Canção do Toureador’, da Ópera Carmem, de Georges Bizet; ‘Ária do Papageno’, da Ópera A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart; Seleção de ‘West Side Story’ (arranjo: Frederick Müller), de Leonard Bernstein; e ‘Ópera Die Fledermaus’, de John Straus II.

A apresentação continua com ‘Zarzuela – Me llama la primorosa’, de Gerónimo Gimenez; ‘Pa pa pa Dueto de Papageno e Papagena’, novamente da Ópera ‘A Flauta Mágica’, de Mozart, e ‘Oh Holly Night’, de Adolphe Charles Adam.  Para encerrar, haverá uma seleção de ‘Os Miseráveis’ (Arranjo: Bob Lowden), de Claude-Michel Schönberg, e ‘Festival de Natal’, de Leroy Anderson.

O cantor lírico William Pereira destacou a satisfação de cantar junto com a orquestra e com a soprano Giovanna Maropo. “Eu estou muito feliz, muito contente, muito realizado em poder cantar com a orquestra, participar desse concerto de Natal, que está sendo preparado com muito carinho, com muito amor, e que tem um repertório maravilhoso escolhido a dedo pelo maestro e por nós. A gente vai fazer uma ária, da ópera ‘A Flauta Mágica’, de Mozart, um dueto da mesma ópera, uma ária do ‘Toureador’, da ópera Carmem, de Bizet, e também duetos em músicas características de Natal. Então, um repertório muito bonito, e com certeza o público vai gostar bastante”, finalizou.

“É sempre de grande satisfação poder cantar com a Sinfônica Jovem e ser regida pelo grande e querido maestro Carlos Durier; ao mesmo tempo dividir o palco com o amigo barítono Willian Pereira e prepararmos um repertório muito especial para este próximo concerto”, disse Giovanna Maropo. “O repertório está colorido, por assim dizer, no qual consta de ópera à canção de Natal em épocas, ritmos, contextos e idiomas variados. E é com enorme prazer que oferecemos às pessoas este presente em forma de música, para juntos celebrarmos o encerramento de mais um ano na alegria do Natal”, comemorou.

Diário da Paraíba com Secom-PB

Contato com a Redação: empauta2010@gmail.com