Troféu Tereza Herrera, 1996: quando fomos La Coruña por 1 dia

O Troféu Tereza Herrera era um torneio realizado na cidade de La Coruña, Espanha, por diversas equipes convidadas, todos os anos, desde 1946,por ter sido campeão brasileiro do ano de 1995 o Botafogo foi convidado a disputar esse torneio em 1996. Só que, antes de chegar para a disputa do torneio, a delegação havia disputado outros jogos amistosos pela Europa (prática comum na época, para gerar mais receitas). a importante essa exposição, pois o patrocinador  era uma marca muito conhecida na Europa (aSeven-up, derivada da Pepsi)trazendo uma popularidade enorme tanto para clube quanto para Pepsi.

Além do Botafogo, disputariam o torneio, Ajax( campeão da Liga dos Campeões da Europa), Juventus ( vice-campeã italiana) e o anfitrião, La Coruña. O torneio seguiu um formato simples: semi-final e final. Aonde em uma das semifinais, a Juventus aplicou um 6 a 0 no Ajax e na outra semifinal, o Botafogo, de virada, derrotou os donos da casa, pelo placar de 2 a 1. Essa final entre brasileiros e italianos tomou um rumo ao inusitado a partir de um pedido da equipe italiana  como era um torneio amistoso, os italianos sugeriram que 5 substituições fossem feitas durante a partida, mas, como o Botafogo estava com apenas 3 jogadores reservas para essa partida acabou não aceitando o pedido.  irritou os dirigentes italianos. Em represália, como uniformes são bem parecidos, o uniforme titular botafoguense não foi aceito pelos italianos. e nenhum dos outros 2 uniformes reservas foram aceitos  pela arbitragem, que julgou ambos muito parecidos. A Juventus se negou a trocar o seu uniforme, e dessa forma a realização da partida estava ameaçada.

Por sugestão capitão do La Coruña,o jogador Donato, o clube recebeu a proposta de jogar usando a camisa do time espanhol, o que foi aceito pelo presidente equipe, Carlos Augusto Montenegro e,também pelos italianos. Problema resolvido, o jogo foi realizado no estádio Raizor, Na cidade de La Coruña,em 10 de agosto de 1996.

E usando misa do La Coruña, o Botafogo foi a campo e empatou em 4 a 4, levando o jogo para a disputa de pênaltis, com Botafogo vencendo por 3 a 0. Foi o último torneio Internacional vencido pelos alvinegros e , pois é bem raro, na história do futebol, um clube ganhar um título importante jogando com uma camisa diferente, foi uma importante conquista para o Alvinegro Botafogo.

Mas, mesmo com essa conquista, a imagem do clube e do presidente Montenegro ficaram comprometidas com o patrocinador, que viu uma perda para marca o fato da disputa de uma final e conquista de um título  vestindo a camisa de outro clube. Mesmo vitorioso, o time não pôde exibir a marca do patrocinador para toda Europa, trazendo prejuízos à empresa investidora, que no fim do ano de 96, acabou não renovando o patrocínio com o clube.

Por Fabiano Melo da Silva

Coordenação: Eugenia Victal

Projeto de Extensão ComunicAção – Uninassau JP e Diário da Paraíba