Tropas russas lançam forte ataque contra a cidade portuária de Mykolaiv

As forças russas lançaram artilharia pesada contra a estratégica cidade portuária ucraniana de Mykolaiv, na manhã desta segunda-feira (hora local), um dia após as tropas da Ucrânia expulsarem os inimigos dos limites da cidade.

Explosões do bombardeio iluminaram o céu noturno ao longo de uma grande faixa da cidade, embora não estivesse imediatamente claro qual era o alvo específico.

Após uma batalha feroz de três dias, as tropas ucranianas que defendiam a cidade expulsaram as forças russas de Mykolaiv e retomaram o aeroporto. A cidade estava relativamente calma no domingo, com pedestres e tráfego retornando às ruas da cidade, em grande parte desertas.

Mykolaiv tem um dos três maiores portos da Ucrânia e fica no caminho das tropas russas que marcham para o oeste, ao longo da costa do Mar Negro em direção a Odessa.

Durante a invasão da cidade, o principal navio de guerra da Ucrânia foi afundado no Mar Negro, por sua própria Marinha, para impedir a captura pelas forças inimigas.

Bloqueio nas comunicações
As forças russas estão intensificando os ataques à infraestrutura de comunicação ucraniana, para limitar o acesso a notícias e informações confiáveis, de acordo com a agência britânica de inteligência de defesa.

As forças russas estariam interrompendo o acesso à internet e atacando torres de televisão em Kharkiv e Kiev.

O Globo